Separei os melhores links sobre Bolsa de Valores para ajudar você

Se algum investidor já conseguiu o que você tanto ainda está desejando, você só deve seguir os passos daquele investidor e também conseguirá! Descubra o segredo de investidores que já conseguiram finalmente aprenda investir, siga aqueles mesmos passos também e deixe no passado o problema de o medo!

Mas, se você quer ser um investidor diferente, você precisa levar em consideração, que precisa fazer coisas diferentes. Seu objetivo até pode ser o mesmo dos demais, ou seja: aprenda investir. Mas, você tem que fazer isso da forma certa, adaptando ao seu modo.

A um passo de aprenda investir com forex para iniciantes.

No Brasil as ações das empresas negociadas em bolsa de valores são identificadas por códigos compostos sempre por quatro letras e um número. Exemplo: BBDC4, ações PN do Banco Bradesco.

As quatro primeiras letras identificam a empresa ao qual se refere o código, cada código se refere a apenas uma empresa e vice-versa. O número identifica o tipo de ativo em questão, se ação, se unit, se direito e etc.

São exemplos de código atualmente presentes na bolsa brasileira: AMBV4 (Bebidas Ambev), BBDC4 (Banco Bradesco), CSNA3 (Companhia Siderúrgica Nacional), MMXM3 (MMX Mineradora), PETR4 (Petrobras), VALE5 (Vale Mineradora) e VIVO4 (Vivo Telecomunicações).

Para os números dos códigos das ações, tem-se:

  • 1: Identifica que o objeto negociado é um direito de subscrição da empresa de mesmo código, direito de subscrição de ações do tipo ON;
  • 2: Identifica que o objeto negociado é um direito de subscrição da empresa de mesmo código, direito de subscrição de ações do tipo PN;
  • 3: Ação do tipo ON, ordinária nominativa, que dá direito a voto e recebe dividendos após a ação PN;
  • 4: Ação do tipo PN, preferencial nominativa, que não dá direito a voto e recebe dividendos antes da ação ON;
  • 5: Ação do tipo PN categoria A, também chamada PNA, refere-se a alguma característica adicional em relação à PN normal e deve-se checar o estatuto da empresa para ter essa informação;
  • 6: Ação do tipo PN categoria B, também chamada PNB, refere-se a alguma característica adicional em relação à PN normal e deve-se checar o estatuto da empresa para ter essa informação;
  • 7: Ação do tipo PN categoria C, também chamada PNC, refere-se a alguma característica adicional em relação à PN normal e deve-se checar o estatuto da empresa para ter essa informação;
  • 8: Ação do tipo PN categoria D, também chamada PND, refere-se a alguma característica adicional em relação à PN normal e deve-se checar o estatuto da empresa para ter essa informação;
  • 9: Recibo de direito de subscrição de ON. Após solicitar a subscrição, até a CVM homologar a alteração estatutária, os papeis que serão tipo ON ficam sendo negociados com este código;
  • 10: Recibo de direito de subscrição de PN. Após solicitar a subscrição, até a CVM homologar a alteração estatutária, os papeis que serão tipo PN ficam sendo negociados com este código;
  • 11: Outros tipos. Tipos que não cabem nas classificações anteriores, entram aqui, como por exemplo, fundos de índices (ETFs), recibos de ações depositados no Brasil (BDRs), composição de ações (Units) e outros.

Identificação Dos Contratos Futuros

Os contratos futuros negociados possuem diversas formas de codificações, sendo os tipos mais comuns para o varejo os contratos de índice, dólar e boi “cheios” e os mini contratos de índice, dólar e boi.

São exemplos de código, WDLG11 para dólar futuro com vencimento em fevereiro, INDF10 para contrato futuro cheio de Índice Bovespa com vencimento em janeiro e WINZ11 para mini contrato futuro de Índice Bovespa com vencimento em dezembro.

Por tipo de ativo objeto, temos como códigos:

  • Ibovespa: contrato cheio com direito sobre Ibovespa futuro tem código IND, mini contrato com direito sobre Ibovespa futuro tem código WIN;
  • Dólar: contrato cheio com direito sobre dólar futuro tem código DOL, mini contrato com direito sobre dólar futuro tem código WDL;
  • Boi Gordo: contrato cheio com direito sobre boi gordo futuro tem código BGI, mini contrato com direito sobre boi gordo futuro tem código WBG.

Horários De Negociação

A bolsa possui horários diferenciados para cada tipo de segmento. Dentro do segmento, alguns instrumentos possuem horário diferenciado também. Ainda em dia de vencimento, os horários podem mudar em relação aos outros dias.

Pregão Eletrônico da BOVESPA:

  • Das 9h45 às 10h: leilão de pré-abertura;
  • Das 10h às 17h: sessão contínua de negociação, pregão regular para todos os ativos em todos os mercados;
  • Das 16h55 às 17h: leilão de fechamento.

O leilão de fechamento só é válido para os ativos negociados no mercado a vista que fazem parte da carteira de qualquer um dos índices da BOVESPA, e para as séries de opções dos ativos objeto que fazem parte da carteira teórica do IBrX-100.

ETFs apresentam extensão do leilão com prazo a partir de 2 minutos após fechamento do último leilão de ação que faça parte da composição do ETF.

Para o caso de bloqueio e/ou exercício no mercado de opções sobre ações, exercícios de opção em dias anteriores ao vencimento podem ocorrer somente das 10h às 16h.

No dia do vencimento o bloqueio pode ser feito das 10h às 11h30. Das 11h30 às 13h somente pode ocorrer o exercício das séries vincendas.

O After Market é a extensão do pregão regular após o fechamento do pregão principal. Foi criado para que os investidores que não podiam participar do pregão regular, pudessem operar em horário diferenciado.

O After Market da BOVESPA segue o seguinte horário:

  • Das 17h30 às 17h45: leilão de pré-abertura;
  • Das 17h45 às 19h00: fase de negociação.

O After Market possui restrições quanto às condições de negociação:

  • Somente ações que foram negociadas no pregão regular podem ser movimentadas no After Market;
  • O preço dos negócios fechados no After Market não podem exceder em 2% para mais ou para menos o valor do fechamento do pregão regular;
  • Opções não são negociadas no After Market.

Na BM&F existem muitos tipos de instrumentos, cada um com seu horário específico. Os horários dos principais instrumentos são:

  • Futuro de Ibovespa e Futuro de Ibovespa Míni: das 9h00 às 17h30;
  • Futuro de Dólar e Futuro de Dólar Míni: das 9h00 às 18h00;
  • Futuro de DI1, Futuro de DI Longo, Opção s/ fut. de DI1 e Opção s/ IDI: das 9h00 às 16h00.

Para os futuros de índice de ações, no dia do vencimento do contrato futuro, a negociação normal encerra-se as 17h00 para os contratos vincendos. Para os futuros de índice de ações e para as taxa de Juro em reais, o início da fase de pré-abertura será 5 minutos antes do Início da Negociação

Durante o horário de verão, o horário de negociação da bolsa pode mudar, bem como de outros instrumentos negociados na BOVESPA.

Você deve colocar energia para conseguir aprenda investir. A gente sabe que as vezes, o medo desanima, e acaba nos atrapalhando as vezes. Mas, olhar para onde se quer chegar, é o que permite que o objetivo seja alcançado.

Deixe uma resposta